Chocolate faz bem à saúde.
top of page

Chocolate faz bem à saúde.

Se você está pensando em começar uma dieta e aposta em uma alimentação saudável, não esqueça do chocolate!

Famíla Venturim
Família Venturim


Pode parecer estranho, mas quando consumido com moderação, o chocolate pode ser considerado um alimento saudável, tendo em vista os diversos efeitos positivos à nossa saúde.


Os flavonóides presentes na composição do cacau, além de serem responsáveis pela cor forte, possuem potencial antioxidante, ajudando o corpo a reparar os danos nas células e protegendo o organismo de possíveis infecções. O chocolate também é fonte de nutrientes que beneficiam a saúde do coração, tais como o magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e esteróis vegetais.


Mas vai uma dica! Para aproveitar ao máximo tais benefícios, lembre de consumir o chocolate em um percentual mais concentrado e evite associar o cacau a outros alimentos muito açucarados e calóricos.



Como é produzido o chocolate.


O chocolate é um alimento de origem vegetal produzido a partir das sementes coletadas de um cacaueiro. Os grãos são removidos de uma cápsula e a partir de então passam por processos de fermentação, secagem, torragem e moagem. Desses procedimentos resultam um líquido que pressionado separa a manteiga de cacau das partes sólidas tendo como resultado um bolo que é moído para fazer o cacau em pó.



O chocolate branco faz mal à saúde?


 A manteiga de cacau, utilizada para a fabricação do chocolate branco, contém gordura saturada, entretanto, pesquisas indicam que o efeito sobre o colesterol sanguíneo é neutro e até pode ser positivo, porém é uma fonte potencial de energia, por isso o consumo deve ser moderado. O chocolate branco também não oferece os mesmos benefícios à saúde do que o chocolate amargo ou ao leite. As substâncias com potencial antioxidante, protetor cardiovascular, ativador do metabolismo e melhorador do humor estão presentes na parte escura do chocolate, no cacau.



Na loja da Família Venturim você encontra produtos de chocolate preparados com cacau em pó e chocolate meio amargo, como o Crostini e o macarrão de chocolate. Temos também os produtos de chocolate com café, produzidos com o café especial que é cultivado, torrado e moído com carinho pela nossa própria família; venha apreciar o resultado dessa combinação perfeita!




Conheça a linha de Biscoitos de Café com Chocolate clicando no link abaixo.




Samanta Botacin Bazoni Gomes

Graduada em Nutrição e Especialista em Saúde Coletiva

CRN4 11100108

Nutricionista da Família Venturim



 
Família Venturim
(28) 3546-6614 / (28) 99945-7023 / contato@grupoventurim.com.br



216 visualizações0 comentário
bottom of page