A ingestão da dose diária recomendada de café proporciona diversos benefícios à saúde.
top of page

A ingestão da dose diária recomendada de café proporciona diversos benefícios à saúde.


Ah uma xícara de café fresco exalando aquele aroma inconfundível e sabor marcante... que delícia!

Famíla Venturim
Família Venturim


Ah uma xícara de café fresco exalando aquele aroma inconfundível e sabor marcante... que delícia! Essa experiência de paladar está presente em quase todos os lares brasileiros, sendo o café a segunda bebida mais consumida no país, perdendo apenas para a água. E quem não aprecia aquela parada na lanchonete de sua confiança para renovar as energias ao tomar aquele cafezinho? Pois bem, faz parte do nosso dia-a-dia.

Em sua composição o café contém alguns compostos que agem ativamente em nosso organismo; sendo assim, a ingestão da dose diária recomendada de café proporciona diversos benefícios à saúde. Vamos conhecer?


A cafeína é a substância bioativa mais conhecida presente no café; sua ação estimulante do sistema nervoso central é responsável por proteger e manter nosso cérebro mais ativo, por isso melhora o estado de alerta, aumenta temporariamente a concentração, combate o sono e o cansaço, acelera o metabolismo, melhora a memória, a capacidade de aprendizado e a resistência ao esforço físico, participa de reações que promovem a queima da gordura corporal; por isso, quando associada à reeducação alimentar, favorece o emagrecimento. Além disso, a cafeína melhora a função pulmonar por possuir efeito broncodilatador e reduzir a fadiga dos músculos respiratórios.


O potente efeito antioxidante do café também promove uma série de efeitos positivos! Por combater os radicais livres, atua na inibição de processos inflamatórios, reduz o risco de desenvolvimento do câncer, de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson, previne o surgimento de problemas cardiovasculares, promovendo um aumento da expectativa de vida. Uma das substâncias com potencial antioxidante no café, tanto regular quanto descafeinado, é o ácido clorogênico, que atua na diminuição do risco de desenvolver diabetes tipo 2 por atuar nos níveis de sensibilidade à insulina.


Além disso, a borra do café pode ser utilizada em procedimentos estéticos por seu efeito anti-inflamatório, hidratante e esfoliante, promovendo a remoção celular e renovação da pele.

Para aproveitar todos esses benefícios, tenha atenção no momento do preparo do café! Utilize filtro condizente com o tamanho do suporte para coar, mantenha o pó bem soltinho evitando amassá-lo no coador, evite fervê-lo para que as substâncias benéficas não sofram alterações e percam seu potencial; ah, e se seu coador for de pano, lave-o somente com água corrente. Lembre-se também que o consumo excessivo do café pode fazer mal à saúde, por isso seu consumo de estar em conformidade com as doses diárias recomendadas (em média 3 xícaras).

Gostou de aprimorar um pouco mais seus conhecimentos sobre o café?


A Família Venturim possui diversas opções de café disponíveis aos clientes, desde aquele cafezinho pronto para o consumo na hora, até os cafés torrados em grão ou pó, nas linhas Superior, Especial ou Premiado, para que você possa preparar no conforto da sua casa. Venha experimentar!



Samanta Botacin Bazoni Gomes

Graduada em Nutrição e Especialista em Saúde Coletiva

CRN4 11100108

Nutricionista da Família Venturim



 
Família Venturim
(28) 3546-6614 / (28) 99945-7023 / contato@grupoventurim.com.br



74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page