Dia Nacional do Imigrante Italiano

Um dia para homenagear este povo que trouxe na bagagem muitas características culturais e também fé, coragem e determinação para lutar por uma vida melhor em terras brasileiras.

Massa Saborizada | Famíla Venturim
Família Venturim.


O que você sente quando olha para as pessoas em uma fotografia antiga?


Já parou para pensar como elas viveram, quais foram os seus sonhos, seus medos, suas atitudes diante dos desafios enfrentados?

O que as motivaram a não desistirem dos seus sonhos? Ou será que desistiram?

Quando nos deparamos com essas fotos, queremos conversar com as pessoas mais velhas e saber as histórias dessas pessoas, mergulhando no passado daqueles que estão diante dos nossos olhos através de uma fotografia.

Olhando para as fotografias dos nossos antepassados, e ouvindo suas histórias de superação, começamos a acreditar nos nossos sonhos, pois entendemos que é possível realizar aquilo que almejamos e lutamos para conseguir.

Hoje, dia 21 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Imigrante Italiano, uma data para relembrar a chegada das famílias de imigrantes italianos no Brasil em 1874.

E devemos sim lembrar e homenagear esse povo corajoso, que ousou sonhar e ir em busca de uma vida próspera em outro lugar, deixando para trás pessoas queridas, projetos, sonhos alcançados...Eles entenderam que era preciso seguir em frente e deixar para trás a Pátria que já não podiam mais morar.

Eles deixaram um pouco de si para trás, mas trouxeram para o Brasil, a coragem de lutar, empatia, espírito empreendedor e comunitário e a felicidade de viver.

Olhando para a história, vemos por exemplo como foi linda a maneira que os imigrantes agiram quando chegaram em Venda Nova do Imigrante, em 1892. Se uniram, desbravaram o desconhecido, criaram projetos em prol de todos, e juntas as famílias foram aos poucos tornando seus sonhos em realidade.

Hoje vivemos uma prosperidade maravilhosa, fruto daquilo que nossos antepassados nos ensinaram e nos deixaram como exemplo. Somos um povo trabalhador, que se une para ajudar o próximo, e fazer da nossa cidade um lugar cada vez melhor para nossos filhos e também para todos que estão chegando de outras regiões para habitar nessa cidade maravilhosa.

Que o espírito desbravador e os exemplos dos nossos antepassados possam ser sempre lembrados, para nos levar a sonhar e não desistir de lutar por aquilo que acreditamos.

Que a fé em Deus que eles tiveram possa sempre nos acompanhar e venhamos passar para as futuras gerações todos ensinamentos e valores que recebemos.

Que a prosperidade e a paz façam parte da vida das famílias da nossa cidade, seja imigrante italiano, ou qualquer outra família que escolheu essa terra maravilhosa para ser seu lar.


 
Família Venturim

www.familiaventurim.com.br

(28) 3546-6614 / (28) 99945-7023 / contato@grupoventurim.com.br



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo