Macarrão pra mim é...

Atualizado: Out 25


Massa Saborizada | Famíla Venturim
Imagem: Massas Artesanais Família Venturim


Macarrão... ahhhh!!!

Quando descobri que na receita ia trigo e ovos, foi uma decepção... Protestei dentro de mim mesma: Como pode ser tão simples?!


E hoje ainda, lembrando esse decepcionante momento (semelhante ao do Papai Noel...rsrs) ainda não estou conformada... E, posso garantir que há um engano nessa receita: macarrão é muito mais do que ovos e trigo. Macarrão é aconchego nos dias frios, é energia nos dias de muito stress, é colo de mãe, é atenção no meio do caos... “e pra quem provar que eu tô mentindo, eu tiro o meu chapéu”.


Observo a reação de quem pede talharim, ravióli, rondeli... percebo que não é só para alimentar o corpo. Observo a expressão de cada um: há sempre um suspiro diante do prato. Um suspiro de saudade e de conexão a um lugar que é de cada um...


E volto à infância, quando, na sexta de tarde, minha mãe fazia o macarrão do domingo – sim, domingo era dia de macarrão com galinha (mais tarde ganhou o nome de caipira).

Era o raro momento da semana que “ela” era só nossa.Nos outros dias, era dos inúmeros afazeres para cuidar da grande família. Ao redor da mesa da cozinha, ficávamos “roubando” pedacinhos de massa crua (falar isso é cruel. Eram pedacinhos de amor!). E, no domingo, então, tinha a panelada de macarrão cozido para ser devorado depois de ir à igreja.


Até hoje, juntar a família para comer um delicioso macarrão nos traz lembranças maravilhosas. Para nós, é prazeroso compartilhar o que aprendemos, pois queremos que as famílias possam desfrutar de momentos especiais como nossa família vivenciou.



Por isso, quero compartilhar uma receita pessoal minha para um bom macarrão, e espero que seus momentos, desde o preparo até a hora da refeição, sejam repletos de muito amor e inesquecíveis.


Receita de massa caseira de macarrão


Ingredientes:

500g de trigo

5 ovos


Modo de preparo da massa

Despeje o trigo sobre a mesa.

Abra um buraquinho no meio e coloque os ovos.

Misture bem até ficar uma massa homogênea.

Abra a massa com rolo de macarrão.

Espalhar a massa cortada sobre um pano de prato velho (fininho), dentro de uma peneira. Revolva umas quatro vezes ao dia (para não grudar um fio no outro), até a hora de ir para a panela com água fervente e sal.


Você vai precisar de um rolo para abrir a massa e uma faca para “talhar” a massa aberta sobre uma tábua de madeira.


Molho

Servir com molho caseiro de tomate (apenas alho, cebola e sal).


Família Venturim

www.familiaventurim.com.br

(28) 3546-6614 / (28) 99945-7023 / contato@grupoventurim.com.br



63 visualizações0 comentário